quinta-feira, 13 de outubro de 2016

“Doutora, eu só fui engordar na gravidez”


No meu consultório tenho ouvido muitos relatos como esse. Pessoas que eram até magras, mas que engordaram na gravidez e não conseguiram perder o peso depois do parto. 
Será que os quilos ganhos na gestação são realmente os mais difíceis de perder?

Durante a gravidez um ganho de peso é esperado. É recomendado ganhar 5, 10, 15Kg, dependo do seu IMC. Mas eu acho que para alguns pacientes essa recomendação para ganhar peso pode ter sido um importante fator para mudar seus comportamentos, seus sentimentos com relação à comida.

Se antes, a comida era permeada por uma relação tanto de prazer como de culpa, ao receber a recomendação para ganhar peso a relação com a comida poderia se tornar unicamente prazerosa. E após a gestação a comida poderia continuar associada apenas ao prazer sem a culpa.

Seria como se durante a gravidez libertássemos nosso ID interior para comer o que quiséssemos, e após o parto o nosso Superego não conseguisse mais restringir o ID como antes da gravidez.

Essa relação não se aplica a todos os casos. Mas, quando identificamos que um fato indesejado, como engordar, teve início após um determinado evento, como a gravidez, é importante analisar se algo dentro de nós não mudou e, se for o caso, procurar a ajuda de um psicólogo.

2 comentários:

  1. Olá, tudo bom? Vc atende Amil? Quanto custa a consulta?

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa. Não atendo nenhum plano de saúde. Me adicione no Whatsapp que passo maiores informações 61 8215-0616.

    ResponderExcluir