segunda-feira, 27 de julho de 2015

Indicações para a Cirurgia de Redução de Estômago

A cirurgia de redução de estômago (bariátrica) é indicada apenas para casos clínicos específicos. Pessoas com idades entre 16 e 65 anos que tentam perder peso a mais de 2 anos e não conseguem. Elas devem ter IMC acima de 40, ou acima de 35 com outras doenças associadas à obesidade.

Essas características são importantes para garantir que a cirurgia trará benefícios para a vida do paciente, e estão de acordo com as regras da SBCBM, do CFM e da ANS, agência que regulamenta os planos de saúde.

Para realizar a cirurgia é necessário não apenas ter as características recomendadas, mas também passar por uma equipe multidisciplinar para garantir que o paciente tenha condições de realizar a cirurgia e não se enquadre nas suas contraindicações.

No meu caso fiz a cirurgia pelo plano de saúde da Golden Cross e eles pediram a indicação do cirurgião e o laudo de 5 especialistas: Cardiologista, Pneumologista, Endocrinologista, Nutricionista e Psicóloga.

A psicóloga prepara o paciente para as mudanças que ocorrerão na sua vida. Mudanças de hábito que serão necessárias após a cirurgia. Ela avalia se ele compreende o que vai acontecer, e verifica se ele não tem outros vícios (como cigarro e álcool) ou problemas psiquiátricos que não estejam sendo tratados e possam comprometer a cirurgia.

Para os pacientes nas circunstâncias indicadas a cirurgia bariátrica pode trazer uma significativa perda de peso, uma diminuição das doenças associadas à obesidade e um aumento na qualidade de vida. 

domingo, 19 de julho de 2015

Transtornos Alimentares


Perder peso não é fácil. Existem diversas dietas por aí, o difícil não é encontrá-las, mas mantê-las. Eu mesma já fui a diversas nutricionistas que me passaram excelentes dietas, de baixa caloria, balanceadas e nutritivas, mas depois de alguns dias eu já tinha desistido delas. Não é fácil seguir uma dieta corretamente.

No meu consultório tenho encontrado diversos pacientes que utilizam a comida como mecanismo de compensação psicológica. Como se o alimento fosse a solução para um problema afetivo, de autoestima, ansiedade, stress... Esse impacto psicossomático pode ser o resultado de um transtorno alimentar.

Os transtornos alimentares devem ser tratados por uma equipe multidisciplinar. São comportamentos que podem ser considerados síndromes psiquiátricas e trazem prejuízo à saúde. Alguns sinais desses transtornos são: comer escondido, comer até se sentir mal, ter sentimento de culpa por ter comido demais...

Quando o ‘comer demais’ for o sintoma de um outro problema ainda maior, é importante fazer um tratamento psicológico para enfrentar a raiz da questão.

sábado, 11 de julho de 2015

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Página no Facebook

A minha página no Face já está pronta:
https://www.facebook.com/psicologas2015

Nela tem diversas informações sobre mim, sobre o atendimento psicológico, sobre o meu consultório na Asa Sul e o atendimento no Sudoeste.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Maquininha de Cartões

Depois de vários pacientes me perguntarem se eu não aceitava cartões, resolvi passa a aceitá-los.
Comprei a Moderninha do PagSeguro. Uma máquina pequena e eficiente.
Ela aceita apenas os cartões de crédito e débito mais comuns; Visa e MasterCard, mas já facilita a vida do paciente que não precisa mais sacar dinheiro antes da consulta.

domingo, 5 de julho de 2015

I Jornada Multidisciplinar Brasiliense de Cirurgia Bariátrica

Em setembro acontece aqui em Brasília a I Jornada Multidisciplinar Brasiliense de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
Organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, esse evento é uma oportunidade para os profissionais da área trocarem experiências e se atualizarem.
Inscrições com desconto até 30 de julho em:
http://www.sbcbm.org.br/wordpress/pagina-exemplo/eventos/i-jornada-brasiliense-de-cirurgia-bariatrica-e-metabolica/